Esmalte em gel: um produto que deixa as unhas lindas, mas precisa de cuidados

Janaina Rodrigues

O esmalte em gel virou tendência por causa da durabilidade e ótimo acabamento. Mas será que esse produto prejudica a saúde das unhas? A dermatologista Dra. Barbara Carneiro (CRM-SP 202968) e a designer de unhas Natália Santana responderam às principais dúvidas sobre este produto. Confira!

Publicidade

Índice do conteúdo:

Dúvidas frequentes sobre o uso do esmalte em gel

Antes de usar um produto, é fundamental saber mais sobre ele. Dessa forma, você garante que vai usar do jeito correto e que ele é seguro. Por isso, tire as dúvidas mais frequentes sobre o esmalte em gel:

Por que o esmalte em gel dura mais do que o esmalte comum?

Natália Santana (N.S): a diferença básica é que os esmaltes tradicionais secam em temperatura ambiente e os esmaltes em gel só secam em cabines de LED/UV.

Qual a diferença entre unhas de gel e esmaltação em gel?

N.S: as unhas de gel podem ser divididas em alongamentos ou banhos de gel. Nas duas modalidades existem a construção de uma estrutura de gel. Já a esmaltação de gel não possui estrutura, apenas uma camada de preparação e blindagem das unhas naturais para poderem receber a esmaltação em gel.

Quanto tempo dura o esmalte em gel?

N.S: em média de 20 a 30 dias, sendo que ele precisa ser removido ou reaplicado na próxima manutenção.

Por que o esmalte em gel dura mais do que o comum?

Publicidade

N.S: normalmente, o esmalte descasca nas bordas por causa da composição das unhas naturais. Isso acontece porque nossa unha natural é coberta pelo manto hidrolipídico, que deixa aquela aparência brilhosa na superfície, dificultando a aderência dos esmaltes comuns.

Já na esmaltação em gel isso não ocorre, pois há uma preparação física que remove o brilho da unha, dando porosidade a superfície. Depois ainda há a preparação química com o uso de desidratador e primer adesivador. Esses processos potencializam a aderência do gel base e do esmalte em gel.

Esmalte em gel precisa de cabine?

N.S: sim, pois esse tipo de esmalte contém polímeros que precisam ser catalisados. Então não há como secarem em temperatura ambiente, sendo necessário o uso da cabine de LED/UV.

Pode usar esmalte em gel em unha natural?

N.S: pode sim, mas é necessário a preparação e a blindagem das unhas naturais.

Como tirar o esmalte em gel?

N.S: são duas formas. A primeira é a remoção mecânica com lixa abrasiva ou brocas em baixa rotação, e a segunda é com removedores de esmalte em gel.

Como amolecer o esmalte em gel?

N.S: a remoção do esmalte em gel é feita com removedores de esmaltes ou acetona pura.

O esmalte em gel é mais prejudicial às unhas do que o esmalte comum?

Barbara Carneiro (B.C): o esmalte em gel contém substâncias químicas que podem danificar as unhas por serem mais invasiva.

Quais são os efeitos que a esmaltação em gel pode provocar nas unhas?

B.C: devido à dificuldade em remover o esmalte em gel, os produtos usados nesse processo podem danificar ainda mais as unhas, deixando-as ressecadas e quebradiças. Isso pode colaborar com o aparecimento de fungos.

Por que não pode encostar o esmalte em gel na cutícula?

B.C: nunca encoste o esmalte em gel na cutícula, pois dessa forma você evita problemas de saúde, como alergia de contato.

Existem contraindicações para o uso do esmalte em gel?

B.C: sim, existem. Pessoas com lúpus, doenças nas unhas, que estão fazendo tratamento contra câncer e crianças não podem usar esmalte em gel.

É importante se atentar às informações das profissionais, pois dessa forma é possível prevenir patologias e danos às unhas. Além do mais, sempre use bons produtos e cuide das unhas com profissionais qualificados.

Resenhas em vídeo sobre esmalte em gel

A seguir, confira vídeos com resenhas e esmaltações em gel para ficar ainda mais por dentro da tendência. Anote as dicas e os truques para um acabamento perfeito:

Como aplicar esmalte em gel

Nesse vídeo, a especialista Nath Machado ensina a aplicar o esmalte em gel e dá dicas importantes para obter bons resultados. Assista!

Esmaltação em gel em unhas naturais

Roberta Rangel revela o passo a passo para fazer a esmaltação em gel em unhas naturais. Então se você não possui alongamento, assista ao vídeo e veja como fazer!

Melhores esmaltes em gel

Nesse vídeo, você acompanhará uma resenha feita pela youtuber Larissa Garbiatti, na qual ela indica os melhores produtos e dá a sua opinião sincera sobre eles. Assista!

Agora que você tirou as principais dúvidas sobre esmalte em gel, é só comprar os produtos que você mais gostou e seguir as orientações das especialistas. Aproveite e saiba mais sobre unhas de fibra de vidro e aprenda a fazer essa técnica de alongamento.

Este conteúdo foi útil para você?
SimNão