Por Natália Felicia Vieira
Atualizado em 03.08.23
Penteados com trança são perfeitos para diversas ocasiões, desde o dia a dia até festas e eventos formais. Com a grande versatilidade de trançados, você pode fazer coques, tiaras, rabo de cavalo, combinar com acessórios, entre outras possibilidades. Samantha Yuri Osanai, fundadora do Sam’s Braids, listou e explicou os principais tipos de tranças. Confira referências e tutoriais.
Publicidade
Do cabelo crespo ao liso, do curto ao longo, as tranças são para todas as mulheres! Em conversar com o Oi Bonita, Samantha Osanai, especialista no assunto, falou sobre os diferentes tipos de tranças. Acompanhe!
A trança simples, ou clássica, envolve a divisão do cabelo em três partes iguais e o entrelaçamento das mechas em um padrão cruzado, conforme explicado por Samantha. O trançado é conhecido por sua praticidade na execução, permitindo seu uso em diversas ocasiões. Um ótimo ponto de partida para iniciantes, pois é o penteado mais fácil de reproduzir.
A trança embutida consiste em entrelaçar três mechas do cabelo, bem próximas da raiz. Para fazer o penteado, cruze as mechas laterais por baixo da mecha do meio. Adicione pequenas seções de cabelo a cada cruzamento e continue trançando rente ao couro cabeludo até chegar ao final das madeixas.
A trança boxeadora é muito utilizada pelas lutadoras de boxe, por isso ganhou esse nome. O penteado é ótimo para quem procura um jeito criativo de prender o cabelo na hora de fazer atividade física. Como ele começa na raiz dos fios, fica bem justo à cabeça e não atrapalha o desempenho esportivo.
O trançado clássico “é composto por duas tranças embutidas, uma em cada lado da cabeça”. Essa é a definição tradicional, segundo a especialista Samantha. No entanto, há uma infinidade de variações modernas, que apresentam diferentes formatos, detalhes em nagô, extensões coloridas etc. Independentemente das nuances, a essência do estilo permanece: as duas tranças principais.
Publicidade
As box braids são tranças muito usadas no dia a dia pelas crespas e cacheadas. Para fazer o trançado, utiliza-se fibras sintéticas, como o jumbo e o Kanekalon. Samantha explica que o jumbo é o material mais leve e causa menos desconforto. Ele também é prático, pois vem com as mechas separadas e se assemelha à estrutura das madeixas. Uma ótima opção para dar volume e altura aos fios.
O Kanekalon é mais pesado que o jumbo. Segundo a trancista, também não é um material muito prático, pois, além de ser vendido por peso, precisa ser medido e cortado.
Outra possibilidade é trançar com linha de crochê, embora seja um material pesado, ou lã, que já foi muito utilizada, porém é quente e demora para secar. Samantha ressalta que a cada mês surgem novos modelos e fibras disponíveis.
Segundo Samantha, a trança nagô consiste em um delicado processo que começa no couro cabeludo e pode se estender por todo o comprimento dos fios. Com raízes profundas na cultura africana, “a técnica teve início na Namíbia, no sudoeste do continente. No Brasil, a trança nagô foi difundida por pessoas escravizadas durante o período colonial”.
Para dar um up no visual sem abrir mão da praticidade, aposte na técnica lateral. “Com três ou quatro tranças nagô, você cria o efeito de lateral raspada que confere um volume incrível ao restante do cabelo”.
A trança escama de peixe é uma variação da simples e da embutida. Ao invés de três mechas, você dividirá o cabelo em duas partes. Em seguida, “pegue uma pequena seção de cabelo de um lado e cruze sobre a mecha principal para o centro. Repita o processo do outro lado. Continue alternando os cruzamentos até chegar ao final do cabelo e prenda com um elástico. Lembre-se de manter os cruzamentos apertados para obter o efeito característico de espinha de peixe”.
A trança holandesa combina o charme vintage com um toque moderno. Além de romântica, ela se adapta a qualquer tipo de curvatura. Samantha explica que a técnica pode ser realizada com o cabelo preso ou solto. Para fazer o trançado, divida o cabelo em três partes, cruze as mechas laterais por baixo da central e adicione cabelo a cada cruzamento. No fim, você terá um lindo efeito de alto-relevo.
Assim como o nome sugere, o formato da trança cascata imita uma cachoeira e é perfeito para quem busca um visual delicado. O penteado combina com todos os tipos de fios, principalmente cabelos com luzes, pois o contraste entre claro e escuro traz um efeito interessante.
O segredo dessa trança é deixá-la bem solta, sem apertar muito, assim, ela ficará ainda mais bonita. Utilize grampos para prender tudo no lugar e lembre-se de passar fixador para evitar que o penteado se desfaça.
A trança invertida é uma forma bastante criativa e diferente de prender o cabelo. Assim como o nome indica, ela começa na base da cabeça ao invés do topo. Ótima para ser usada em penteado com coque ou rabo de cavalo, pois proporciona um detalhe estiloso.
É recomendado ter fios médios e longos para esse tipo de trança. No entanto, é possível fazer adaptações. Então, teste e veja o que você acha.
A tiara de trança possui o efeito dois em um – penteado e acessório. Segundo Samantha, o cabelo é trançado em uma faixa contínua que circunda a parte superior da cabeça, proporcionando um efeito semelhante ao de uma tiara ou coroa. O penteado é realizado utilizando a técnica embutida, ou seja, bem rente ao couro cabeludo.
Com diversos tipos de trança, é possível transformar o visual todos os dias – o que faz muito bem para a autoestima! Entretanto, você precisará treinar um pouquinho para conseguir um resultado perfeito em alguns trançados. Então, acompanhe o próximo tópico.
Tranças perfeitas com resultado de salão de beleza? É fácil, basta começar a trançar e treinar sempre. Para isso, você precisará de pentes, spray fixadores e elásticos de cabelos. Acompanhe tutoriais de profissionais e youtubers para fazer em casa:
A youtuber Flávia Bueno compartilha um passo a passo muito simples da trança embutida. A prática leva à perfeição, por isso, nas primeiras vezes, é normal o penteado não ficar como você espera. Continue treinando e tudo dará certo!
A trança boxeadora combina com todos os tipos de fios. A youtuber Brenda Leite ensina o passo a passo para você fazer o trançado. Siga as instruções cuidadosamente e arrase no penteado!
Para quem quer aumentar o comprimento do cabelo, a trança de jumbo é uma excelente opção. O canal Vamos de Trança ensina o passo a passo, começando desde a preparação até a finalização do baby hair. Além disso, há várias dicas para finalizar o penteado.
A Jacy Carvalho explica 5 formas de trançar os cabelos usando fibras sintéticas. Assista ao vídeo para conhecer o universo das box braids! O trançado é uma verdadeira arte.
A trança nagô requer uma técnica especial, que a Karolina Rodrigues mostra detalhadamente no vídeo. O efeito lateral resulta em um penteado muito charmoso.
Apesar de ser uma trança fácil, esse tipo de penteado requer certa prática, principalmente para aperfeiçoar o efeito cascata. A Mari Maria ensina um passo a passo que facilita o processo. Assista!
A tiara de trança é o penteado perfeito para ocasiões formais, como casamentos e formaturas. Com as dicas da Carolina Rabello, você conseguirá um resultado profissional com muita facilidade. Confira!
Estilosos, despojados e cheios de histórias, os trançados sempre estarão entre as tendências. Outra ideia super em alta, que fica linda com trança, é o penteado com liguinha. Confira!