A trança nagô é uma técnica realizada rente ao couro cabeludo que pode se estender por todo o comprimento do cabelo. De origem africana, simboliza força e poder. Assim, carrega significados históricos e culturais que se mantêm vivos nos penteados afros. No decorrer da matéria, a trancista Jennifer Silva falou sobre a origem da trança e deu várias dicas de cuidados. Além disso, há fotos e tutoriais. Acompanhe!
Publicidade
Historicamente, a trança nagô era utilizada pelos povos nagôs – nome dado a todo negro da Costa dos Escravos que falava ou entendia o Ioruba. Segundo Jennifer Silva, no contexto brasileiro, a trança nagô foi difundida por pessoas escravizadas no período do Brasil Colônia. Ela explica que os diferentes desenhos distinguiam as etnias, a condição social, as religiões, dentre outros aspectos importantes. Também era utilizada para desenhar caminhos de rotas de fuga para os quilombos.
Atualmente, é vista como símbolo de exaltação de beleza do povo negro e de resistência. Além disso, é uma ótima opção para mulheres que estão passando pela transição capilar. Pessoas de todas as cores aderiram ao penteado afro, porém é preciso respeitar sua história e importância cultural.
As tranças nagô possibilitam diversas formas de uso. Aqui entram a arte atemporal de trançar e a criatividade, você pode ousar na escolha dos desenhos e das cores, bem como no tamanho, pois esse tipo de trança é usada com extensões ou não. Abaixo, confira uma seleção de fotos e inspire-se:
Para além da estética, a trança nagô simboliza a força e o poder das mulheres negras. Ela é fascinante em qualquer textura e tamanho de cabelo. Colorida ou não, vai te deixar cheia de personalidade.
Se você pensa em aderir à trança nagô, é importante buscar um profissional de confiança. Além disso, para preservá-la por mais tempo, a especialista em tranças, Jennifer Silva, destaca que os cuidados diários são essenciais. Geralmente, a durabilidade é de, no máximo, um mês, porém pode depender da textura do cabelo, do tamanho e do modelo que será desenhado. Acompanhe as dicas da profissional:
Um trançado lindo, cheio de simetria e história. Salve as dicas da profissional para cuidar da sua nagô, assim, a durabilidade será maior e você poderá aproveitar bastante o penteado.
Uma mulher com uma trança nagô não quer guerra com ninguém, concordam? É possível fazer esse penteado em casa, basta treinar. Para isso, você precisará de mousse, gel ou spray, além de um pente adequado. Vale lembrar que o uso de pomada não é recomendado, conforme a proibição da Anvisa. Confira os tutoriais abaixo para fazer a sua:
Nesse vídeo, a youtuber Karolina Rodrigues ensina a fazer uma trança nagô lateral. Se você gosta de um penteado versátil, vale a pena assistir ao vídeo.
Veja como fazer uma nagô coroa. A Flaviane Lourdes mostra o passo a passo desse penteado top. Ele é uma ótima opção para você arrasar em qualquer ocasião.
Outra maneira de usar as tranças é aproveitando todo o cabelo natural. A youtuber Lalá Araújo mostra o passo a passo e explica sua técnica. Um ótimo tutorial para quem está começando a se aventurar na arte de trançar.
Procurando uma nagô com design diferentão? Esse estilo zig zag fica lindo demais e a youtuber Sarah Alves te ensina o passo a passo completo.
A trança nagô é muito mais que um estilo de penteado, ela carrega um forte significado histórico e cultural. Além de combinar com todos os cabelos e idades, é atemporal e realça o visual. Outra opção de origem africana é a box braid – uma trança poderosa que pode ser feita com diversos materiais.