Por Erika Balbino
Em 16.10.23
Quem nunca manchou a pele de tinta ao pintar o cabelo, não é mesmo? Entretanto, com ingredientes populares, é possível solucionar esse problema rapidinho. A cabeleireira Carolina Franco, do Franco Hair, explicou como tirar tinta de cabelo da pele e de outras superfícies. Ela também deu várias dicas para evitar as manchas.
Publicidade
Para tirar a tinta de cabelo da pele, você só precisará de um dos produtos apresentados abaixo. Certamente, há acetona, leite, pasta de dente ou vinagre de maçã na sua casa. O processo é simples e rápido. Acompanhe as dicas da especialista.
Dicas: Muito utilizada para remover esmaltes, a acetona também pode ajudar a retirar tinta de cabelo da pele. A cabeleireira orienta a realizar um teste de sensibilidade antes de aplicá-la para evitar irritações. Feito isso, “lave a área manchada com água morna e sabonete suave”.
Como fazer: Coloque “uma pequena quantidade de acetona em um pedaço de algodão ou pano macio”. O próximo passo é “esfregar a região suavemente em movimentos circulares e, após alguns minutos, enxaguar com água morna para retirar os resíduos”. Por fim, “use um hidratante para a pele, pois a acetona pode ser agressiva”.
Dicas: A especialista orienta a utilizar o vinagre de maçã ou o branco destilado para tirar a tinta de cabelo, pois o ácido acético presente no ingrediente ajuda a soltá-la da pele. Entretanto, “pode não ser tão eficaz quanto a acetona ou outros produtos específicos” para essa finalidade.
Como fazer: Para aplicar, “coloque um pouco de vinagre em um pedaço de algodão e esfregue a área manchada suavemente”. Feito isso, remova o vinagre com água e sabão. Passe um creme hidratante.
Dicas: O leite é uma opção natural e suave para tirar a tinta da pele. No entanto, “pode não ser tão eficaz quanto os métodos mais fortes e produtos específicos”.
Como fazer: Basta encharcar um pedaço de algodão com leite e pressionar a área manchada delicadamente. “Deixe agir por alguns minutos, esfregue suavemente e remova os resíduos com água morna e sabonete”. Após esse processo, “aplique um creme hidratante”.
Dicas: O removedor de esmalte é composto por solventes mais suaves do que a acetona, porém também ajuda a retirar a tinta de cabelo da pele.
Publicidade
Como fazer: Carolina orienta a “aplicar o produto com um pedaço de algodão, mas sem esfregar com força”. Para finalizar, lave a região com água morna e sabonete. Não esqueça de hidratar a pele para não ficar áspera.
Dicas: A pasta de dente é mais uma opção citada pela especialista. É importante utilizar a pasta branca e não a versão em gel.
Como fazer: Com o auxílio de um “pano ou algodão úmido, aplique o produto na pele e esfregue suavemente. Em seguida, enxágue a área com água morna e sabonete” para remover os resíduos.
Dicas: O óleo capilar é um produto muito popular para manter as madeixas bonitas e saudáveis. O produto também é um grande aliado para limpar a pele após pintar o cabelo.
Como fazer: A cabeleireira orienta a aplicar óleo de argan ou azeite de oliva na área manchada e massagear gentilmente. Em seguida, é só “limpar com um pano ou algodão”. Por fim, lave o rosto com água e sabonete.
Dicas: O hidratante de cabelo é um dos produtos mais usados para tirar tinta de cabelo da pele.
Como fazer: “aplique-o na área manchada, esfregue suavemente e deixe agir por alguns minutos. Em seguida, limpe a pele com um pano ou algodão e remova os resíduos com água e sabonete”.
Dicas: Composto por propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, “o óleo de coco pode ser usado da mesma forma que o óleo capilar”.
Como fazer: “aplique-o na região manchada, massageie delicadamente e depois limpe com um pano ou algodão. Finalize, lavando com água e sabonete”.
Dicas: Muito utilizado no dia a dia, o bicarbonato de sódio possui ação neutralizadora de substâncias ácidas. Por essa razão, é utilizado para reduzir a acidez bucal e estomacal. O ingrediente também funciona como um removedor de manchas de tinta de cabelo.
Como fazer: A especialista ensina a misturar um pouco do ingrediente com água até formar uma pasta homogênea. Depois, “aplique na pele, esfregue suavemente e remova o produto com água morna e sabonete”.
Dicas: Por incrível que pareça, o adoçante, composto por sacarina ou aspartame, tem o poder de tirar manchas de tinta da pele. Basta pingar algumas gotas em um pedaço de algodão e esfregar nos locais manchados delicadamente.
Como fazer: Como Carolina informou, alguns métodos citados podem não ser tão eficientes. Além disso, verifique se os produtos possuem substâncias que irritam a pele. Em caso de alergia, a cabeleireira recomenda procurar um dermatologista.
Ao pintar o cabelo, principalmente sozinha, nem sempre, dá para evitar respingos de tinta na roupa ou no chão. Então, saiba o que fazer para evitar que isso aconteça:
Carolina recomenda “lavar os tecidos imediatamente com água fria e sabão, pois quanto mais rápido agir, maior a chance de remover a mancha”. Outra dica é utilizar água-oxigenada da própria tinta, então, aplique o produto sobre a mancha e esfregue com uma escova de cerdas macias. Enxágue com água corrente e deixe secar.
Da mesma forma que a acetona é eficiente para remover a tinta da pele, também serve para limpar as unhas. Portanto, umedeça um pedaço de algodão com a substância e limpe a região suavemente. Feito isso, passe um hidratante ou óleo vegetal nas unhas para evitar o ressecamento causado pelo produto.
Todos os produtos mencionados podem ajudar a tirar tinta de cabelo das mãos. Basta seguir as orientações da especialista e “tomar cuidado ao utilizá-los, protegendo os olhos e a boca”. Ela ressalta que se houver alguma reação alérgica, é preciso consultar um dermatologista.
O vinagre e o bicarbonato são uma combinação perfeita para remover tinta de cabelo do chão. Então, misture um pouco de cada ingrediente, aplique e deixe de molho por alguns minutos. Depois, é só esfregar com uma esponja ou um pano macio.
É importante tomar cuidado com o tipo de piso, pois alguns materiais podem ser danificados. Essa mistura é recomendada para revestimentos de porcelanato e cerâmico. Pisos de madeira, por exemplo, devem ser limpos com um pouco de álcool.
Remover a tinta é fácil, entretanto pode exigir um pouco de paciência. Para otimizar seu tempo e evitar fazer bagunça enquanto pinta o cabelo, confira as dicas da especialista:
Apesar de todos os cuidados, acidentes podem ocorrer. Carolina aconselha a “ter alguns produtos de limpeza à mão, como removedor de esmalte ou álcool”. Eles ajudam a remover os resíduos de tinta e evitar manchas na pele ou em superfícies.
Dependendo da coloração, mesmo tomando todas as precauções, é quase impossível não respingar e causar manchas. A solução é assistir aos vídeos abaixo para aprender na prática. Há várias dicas interessantes que te ajudarão a tirar tinta de cabelo da pele.
A youtuber Mirian Viana mostra o passo a passo para tirar tinta da pele. Ela utiliza pasta de dente, um pedaço algodão e um pouco de água. Acompanhe!
A orelha, a testa e o pescoço são as regiões mais atingidas pela tintura. Assista ao vídeo e confira na prática como tirar tinta de cabelo da pele utilizando acetona, vinagre e adoçante!
Após remover a tintar de cabelo, é importante hidratar a pele. Você pode aproveitar o momento para fazer uma limpeza profunda. Utilize um cleansing oil, que oferece benefícios incríveis, entre eles, remoção de impureza e toque suave.