Por Erika Balbino
Atualizado em 29.06.23
O alongamento de cílios valoriza o olhar, destaca uma maquiagem e pode até mesmo influenciar na autoestima da mulher. No mercado de estética, há diversas técnicas que prometem resultados diferenciados. Entretanto, antes de realizar um procedimento, é importante saber se ele oferece risco à saúde ocular. A especialista em alongamento de cílios, Steffany Camilo, e a oftalmologista, Dra. Rita de Cássia Lima (CRM/SP 79710), falam sobre o assunto e esclarecem dúvidas. Confira!
Publicidade
Segundo Steffany Camilo, o alongamento de cílios, como o nome indica, é um procedimento estético que aumenta o volume dos cílios. Para realizar a técnica, “utilizamos fios sintéticos similares aos naturais”, garantindo, assim, um efeito marcante, expressivo e rejuvenescedor, além de cobrir algumas falhas. O alongamento clássico e mais conhecido é o fio a fio, no entanto, atualmente, há diversas opções. Acompanhe o próximo tópico!
Muitas mulheres já sonharam com os famosos ‘olhos de cigana oblíqua e dissimulada’. Um olhar marcante, forte e sedutor. Por isso, assim que surgiu, o alongamento de cílios conquistou blogueiras, cantoras e atrizes. Além de proporcionar um efeito mais volumoso e destacar o olhar, o procedimento preenche e disfarça falhas. Abaixo, Steffany explica as principais técnicas:
A técnica fio a fio é a mais tradicional. “O fio é aplicado individualmente em espessura mais grossa que o fio natural da cliente”. A matéria-prima utilizada parece com o fio natural do cílio, porém com espessura de 0,10 a 0,20 mm. Embora esse procedimento seja vantajoso por oferecer um resultado mais suave, o alongamento fio a fio possui menor durabilidade, em torno de 30 dias.
Nessa técnica, assim como na anterior, “o fio é aplicado individualmente em espessura mais grossa que o fio natural. Entretanto, aqui, a matéria-prima tem um efeito de fio mais achatado”. Segundo a profissional, o resultado é mais aparente, parecido com o rímel. Além disso, os cílios ficam flexíveis e não causam desconfortos.
O alongamento de cílios volume brasileiro é uma das técnicas mais utilizadas no momento, justamente por proporcionar um acabamento bonito e volumoso. Os fios são aplicados um por um, “porém a matéria-prima possui pontas duplas, resultando em um aspecto de volume mais natural”.
A técnica volume híbrido mescla dois tipos de fios, “podendo ser um de volume brasileiro ou russo e o outro do fio a fio tradicional ou efeito rímel”. Dessa forma, é possível criar um efeito de volume e profundidade sem perder a naturalidade.
Com essa técnica, é possível cobrir falhas, alongar e dar volume aos cílios. Para obter um bom resultado, a especialista aplica fios de espessuras 0,05, 0,07 ou 0,10. O volume russo “faz um leque de 2 a 7 fios aplicados individualmente em cada fio de cílios da cliente”. Dependendo dos cuidados, o alongamento pode durar cerca de 30 dias.
Publicidade
Assim como no volume russo, essa técnica utiliza um leque de fios aplicados manualmente, que pode conter de 8 a 28 fios. “As espessuras utilizadas variam de 0,03 0,04 0,05 0,06 a 0,07. O preenchimento é bem maior e cria cobertura total da pálpebra”.
O capping, também chamado de ‘técnica sanduíche’, consiste em “aplicar fios mais espessos empilhados em um único fio de cílios, criando um envolvimento maior e uma alta durabilidade. A profissional alerta que esse procedimento não é indicado para todas as clientes, antes, é necessário avaliar os fios naturais.
As técnicas de volume têm maior durabilidade, podendo chegar até 45 dias, conforme o crescimento dos fios naturais e cuidados pessoais. Além disso, é importante evitar água muito quente e, ao se maquiar, não passar rímel ou usar curvex, pois podem danificar o alongamento.
No tópico anterior, você conferiu as características dos diferentes tipos de alongamento de cílios. Entretanto, há diversos fatores técnicos, práticos, bem como relacionados à saúde que deixam interrogações no ar. Por isso, Steffany Camilo e a oftalmologista Rita de Cássia Lima esclarecem as dúvidas mais frequentes:
Oibonita – Qual o valor do alongamento de cílios?
Steffany Camilo (SC) – O procedimento varia entre R$ 100 e R$ 500, dependendo do local, profissional e técnica.
Quanto tempo dura o alongamento de cílios?
SC – A durabilidade varia conforme o metabolismo da cliente, afinal, os cílios naturais crescem e caem porque possuem um ciclo médio de 3 meses. Logo, o tempo ideal de manutenção é de 1 a 2 vezes por mês, dependendo da técnica.
Qual a diferença entre extensão e alongamento de cílios?
SC – Na verdade, a forma correta é extensão de cílios, pois estamos aplicando algo externo para ampliar o tamanho. Já o nome alongamento é mais adequado para as unhas, que crescem continuamente independentemente da aplicação de base. Como as explicações são similares, muitas vezes, as palavras são usadas como sinônimos, entretanto não prolongamos, usamos algo externo para criar a amplitude chamada extensão.
É perigoso fazer alongamento de cílios?
Rita de Cássia Lima (RCL) – Não, desde que feito em um lugar apropriado, com todas as condições propícias de higiene, e por pessoas habilitadas.
Quais os riscos em realizar o procedimento?
RCL – Pode haver riscos de contaminação, ocorrência de infecções ou, ainda, acidentes na manipulação da cola utilizada.
Como proceder em caso de alguma reação alérgica nos olhos?
RCL – Em casos de acidente com cola, lave bem região e, quando ocorrer alergia ao material utilizado, lave o local com soro fisiológico e evite a manipulação.
Como informado pela oftalmologista, normalmente, o uso da cola para alongar os cílios pode causar reações alérgicas e até queimaduras. Nesses casos, é importante “procurar um oftalmologista para avaliar as estruturas oculares”, orientou a especialista.
Abaixo, confira uma seleção de vídeos com dicas e informações sobre o alongamento de cílios. Além disso, acompanhe relatos e o passo a passo para conhecer melhor esse procedimento estético:
Nesse passo a passo, a especialista Larissa Costa ensina todas as etapas do procedimento. Ela mostra os materiais utilizados e explica como fazer a limpeza dos olhos para aplicar o alongamento fio a fio. Vale a pena acompanhar!
Alguns hábitos no dia a dia podem danificar o alongamento de cílios e reduzir a sua durabilidade. Entretanto, seguindo algumas orientações, é possível preservar o resultado por mais tempo. Então, assista ao vídeo e confira 10 dicas da profissional Camila Hinselmann.
A youtuber Thainara Barbosa fez a técnica de alongamento volume brasileiro. Ela conta como foi a sua experiência com o procedimento e dá dicas para fazer a limpeza dos fios com segurança. Assista!
Vale ressaltar a importância de fazer qualquer uma das técnicas de alongamento de cílios com materiais regulamentados pela Anvisa e com profissionais habilitados. Assim, você preserva a saúde ocular e fica satisfeita com os resultados. Mas, se você ainda não decidiu por algum procedimento, que tal apostar nos cílios postiços.