Por Beatriz Borba
Atualizado em 08.08.22
Se você acompanha artistas como Rihanna, Beyonce, Cardi B e Lizzo, já deve ter reparado nos pequenos fios de cabelo modelados na frente de seus penteados. Essa técnica é conhecida como modelagem de baby hair e foi difundida por artistas negras e latinas a partir dos anos 20. Saiba mais sobre sua origem e confira o passo a passo para replicar em casa!
Publicidade
Conforme a especialista em laces e apliques, Vanessa Felippe, o baby hair nada mais é do que “fios capilares finos e curtos que nascem na linha capilar ao redor da cabeça”. Eles auxiliam na absorção do suor e protegem a pele de irritações.
Felippe conta que a técnica de modelagem existe há muito tempo na cultura negra e que os mais velhos costumam chamar esse cabelinho novo de penugem, devido à diferença de textura entre os fios maiores. “Embora muitas pessoas pensem que baby hair modelado seja só sinônimo de beleza estética, na verdade ele faz parte da história preta”, pontua Vanessa Felippe, ao relembrar a origem dessa técnica com a atriz, bailarina e comediante francesa Josephine Baker, nos anos 20.
Não é possível afirmar que ela é a primeira mulher negra a aderir à modelagem, mas foi Josephine Baker quem trouxe visibilidade ao estilo, fazendo que “modelar baby hair, na época, se tornasse sinônimo de estilo e beleza negra”. O baby hair modelado continua em alta e a imagem de Baker é utilizada como referência para composição de looks até hoje.
A história da modelagem do baby hair é intrínseca à história da cultura negra. Mas como pensar no uso dessa técnica por pessoas brancas? Para a especialista, “quando uma pessoa branca usa tranças, baby hair modelado, turbantes, colares africanos e outros traços da cultura negra só por acharem bonito, entendo que se trata de apropriação cultural”.
“Pergunte a uma mulher branca qual o significado das tranças? Qual o significado do turbante? O que os brancos chamam de ‘técnica’, nós chamamos de herança cultural dos nossos ancestrais”, finaliza Felippe.
Com tanta bagagem cultural, o baby hair se torna símbolo da cultura negra e inspiração para as mulheres negras. Confira alguns looks com baby hair e se apaixone pela técnica:
Depois de tantos modelos maravilhosos, é lógico que você ficou morrendo de vontade de fazer, não é? Por isso, siga para o próximo tópico e aprenda a modelar seu baby hair com tutoriais práticos e didáticos.
Confira o passo a passo para deixar seu baby hair no ponto. Além de dicas de produtos, escovas e finalizações para que a técnica dure o dia todo e deixe seu cabelo mais estiloso ainda, você ainda vai conferir dicas que vão fazer diferença na finalização. Confira:
Com o cabo fino de uma escova, um gel, um creme de pentear e uma escova de dente velha, Bella Santos mostra como não é preciso muito para adotar o estilo. A técnica ensinada por ela é a da modelagem em formato de C, confira no vídeo!
Se você quer modelar seu baby hair, mas não tem nenhum produto específico em casa, não precisa se preocupar! Nesse vídeo, você vai aprender a fazer uma pastinha a partir de um sabonete comum para usar como modelador. Mas cuidado, o uso excessivo pode ressecar os seus fios.
Se seu baby hair já está mais longo, mas você não quer cortar para fazer a modelagem, esse tutorial é para você. Para começar, a youtuber umedece toda a raiz com água e separa dois dedos de baby hair. O segredo é desenhar os fios e jogar as pontas para cima, juntando ao seu penteado.
Carol Soares traz um tutorial com 3 formas diferentes de modelar o baby hair. A dica dela é usar um cadarço para prender o cabelo restante e separar uma escova de lavanderia. Ela mostra como fazer a modelagem tradicional, a modelagem de ondas e a modelagem com mais fios. Caso você não tenha escova de lavanderia, é possível substituir esse item por uma escova com cerdas duras.
A youtuber Carina Soares mostra, nesse vídeo, as opções de gelatina que ela mais gosta. Com esse produto em mãos, ela compartilha o passo a passo para uma modelagem de baby hair simples, para o dia a dia. Confira o vídeo na íntegra!
A modelagem baby hair faz parte da cultura negra, assim como o uso de turbantes e diversos estilos de trança. Caso queira saber mais sobre o assunto, confira também o que é trança twist.