Banho de lua: aprenda a fazer em casa com segura

Canva

Por

A técnica do banho de lua é um procedimento estético que faz sucesso entre as mulheres que querem valorizar o bronzeado ou fugir da depilação com cera. Por isso, preparamos um guia com informações essenciais que te ajudarão a conhecer o procedimento: passo a passo, cuidados, contraindicações etc. Confira!

Publicidade

O que é e para que serve o banho de lua?

Também conhecido como banho dourado, o banho de lua consiste em clarear os pelos do corpo utilizando uma mistura de pó descolorante e água oxigenada.

A técnica proporciona, além do clareamento dos pelos, uma esfoliação corporal que atua na remoção de células mortas. Assim, a pele ganha um aspecto radiante e uniforme.

Apesar de muito popular e utilizado, o banho de lua demanda cuidados antes durante e após o procedimento. Acompanhe nos próximos tópicos.

Como fazer o banho de lua?

Para um banho de lua seguro e com resultados positivos, confira abaixo os passos que devem ser seguidos antes e depois da aplicação do produto:

  1. Teste de alergia: antes de sair aplicando por todo o corpo, passe um pouco da mistura em uma pequena região da pele. Após o tempo de ação, retire o produto e espere até o dia seguinte para verificar se ocorrerão reações alérgicas. O teste é o passo mais importante do processo – recomendado tanto por marcas de descolorante como por dermatologistas.
  2. Preparação da pele: aplique óleos vegetais ou manteiga de karité antes de iniciar o banho de lua. Dessa forma, você manterá a sua pele hidratada e protegida de eventuais irritações. Esse passo é muito importante, pois ajuda a aliviar coceiras, que são comuns após o procedimento.
  3. Preparo da mistura: misture o pó descolorante e a água oxigenada em um recipiente. A quantidade de cada ingrediente varia de acordo com o tamanho da região de aplicação e as recomendações do fabricante. A dica é prestar atenção no volume da água oxigenada que, para ser usada na pele, deve possuir no máximo 20 de volume.
  4. Aplicação: utilizando uma espátula ou pincel, aplique a mistura por toda a região que você deseja clarear. Depois, aguarde o tempo de ação recomendado pelo fabricante, que varia de 15 a 25 minutos.
  5. Esfoliação: lave a região com produto em água corrente e faça uma esfoliação, retirando todos os resquícios que possam estar presentes na pele.
  6. Hidratação: termine o banho de lua com uma hidratação! Dessa forma, sua pele ficará saudável e muito mais bonita.

Cuidados e contraindicações

Banho de lua 5

Canva

Para fazer o banho de lua com segurança, é preciso seguir alguns cuidados essenciais. Abaixo, confira as recomendações:

  • Exposição solar: de forma alguma, não se exponha ao sol enquanto estiver com produto na pele. Além de não potencializar o efeito, como muitas pessoas imaginam, isso te deixará propensa a ter irritações ou outras consequências mais graves na pele.
  • Busque locais arejados: não faça o procedimento em locais totalmente fechados. Apesar de não serem prejudiciais para a pele, ainda assim, são produtos químicos. Respirar grandes quantidades de água oxigenada pode causar irritação nos olhos e vias aéreas, rouquidão e falta de ar.
  • Regiões de aplicação: é possível fazer o banho de lua em quase todas as partes do corpo. O rosto é a exceção, não pode. As regiões mais comuns são os braços, pernas, costa e barriga.
  • Contraindicações: pessoas que tiverem alergia, foliculite, erupções cutâneas, dermatite ou rejeição aos componentes do produto utilizado não devem fazer o banho de lua. O procedimento também é contraindicado para grávidas e lactantes.
  • Frequência: em cada pessoa, a duração dos resultados será diferente. Porém, a recomendação geral é que tenha um intervalo de seis a oito semanas entre um banho de lua e outro.

Os produtos utilizados no banho de lua possuem pH diferentes do da pele. Assim, quando mal administrados ou se ocorrer reação alérgica, despertam o sinal de alerta. Procure um médico imediatamente caso apresentar os seguintes sintomas: coceira excessiva, bolhas, descamação, manchas, queimaduras e reações alérgicas.

Não esqueça de sempre manter sua pele hidratada, seja antes ou após o procedimento. Para isso, opte por produtos que você conhece e confia. Se preferir, teste ingredientes naturais como a hidratação com babosa, que possui inúmeros benefícios para a pele e cabelo.

Publicidade

Este conteúdo foi útil para você?
SimNão