Por Erika Balbino
Provavelmente, você já ouviu em algum lugar: ‘se não espumar, não limpa’. Esse é só mais um dos mitos envolvendo o universo da beleza. A técnica co-wash oferece limpeza e hidratação dos fios sem precisar de shampoo, principalmente para os cabelos crespos, cacheados e ondulados. A hair stylist e fundadora da Franco Hair, Carolina Franco, falou sobre o assunto e esclareceu as principais dúvidas.
Publicidade
O co-wash é uma abreviação do termo em inglês “conditioner washing”, que significa lavar com condicionador. Segundo a cabeleireira, “a técnica consiste em utilizar somente o condicionador para lavar o cabelo, ou seja, dispensa o shampoo”. Os produtos possuem fórmulas específicas sem substâncias pesadas para preservar a naturalidade dos fios. Vale ressaltar que os condicionadores tradicionais não oferecem os mesmos resultados.
A profissional explica que “dependendo do shampoo utilizado, especialmente aqueles que contêm sulfato, os fios ficam mais ressecados e porosos”. Assim, o co-wash é um grande aliado da saúde capilar.
A técnica preserva a hidratação e não retira a oleosidade natural, por isso, é muito recomendada para cabelos cacheados, ondulados e crespos, que são mais ressecados por natureza. Como minimiza os dados, o co-wash é muito indicado para pessoas que possuem uma rotina diária de higienização dos fios.
Se o seu cabelo está quebradiço, ressecado e embaraçando com facilidade, vale colocar o co-wash na sua rotina de cuidados. O termo pomposo pode passar a impressão de uma técnica difícil, porém ela é fácil e prática de fazer. Abaixo, Carolina Franco explica o passo a passo:
Como a profissional orientou, o processo de lavagem do cabelo é muito simples. Não adianta utilizar uma quantidade exagerada de produto, pois realmente não vai espumar. Os shampoos comuns espumam porque eles possuem sulfato, substância que agride alguns tipos de fios.
A técnica co-wash já foi descrita como uma ‘revolução capilar’. No dia a dia, os fios passam por várias agressões, entre elas, secador, sol e procedimentos químicos, a higienização não precisa ser mais uma delas. Abaixo, Carolina Franco esclareceu dúvidas sobre o assunto. Acompanhe:
Quando usar o co-wash?
Carolina Franco: a técnica é super-recomendada para cabelos com química agressiva, como a descoloração. Normalmente, os procedimentos químicos deixam os fios ressecados, quebradiços e sem vida. Então, como o co-wash preserva a hidratação natural dos fios, é uma técnica muito indicada nesses casos.
Publicidade
Pode usar co-wash em todas as lavagens?
O ideal é testar e, dependendo da reação do seu cabelo nos primeiros usos, você pode incorporar a técnica na sua rotina diária, ou somente uma vez por semana, mas não há uma regra.
Pode usar qualquer condicionador para a técnica?
Nem todo condicionador pode ser usado por conta da sua formulação, portanto é recomendado utilizar os que são específicos para o co-wash. Entretanto, caso não encontre, olhe o rótulo do produto e confira se contém sulfato, petrolato, parafina líquida, silicones, óleos minerais e vaselina na formulação. Se tiver esses componentes, não deve ser utilizado para fazer a técnica.
Para que tipo de cabelo é indicado?
Para cabelos cacheados, crespos, danificados e para os fios que passaram por algum tipo de química recentemente.
Há alguma contraindicação?
A técnica não é recomendada para quem tem o couro cabeludo oleoso, pois o co-wash não conseguirá fazer a limpeza adequada. Além do mais, se você pratica exercícios físicos frequentemente e transpira muito, a técnica precisa ser intercalada com o uso do shampoo.
Como escolher os melhores co-washes?
Sempre dê preferência para os condicionadores co-wash, e passe longe dos que possuem sulfato, parafina líquida, petrolato, vaselina, silicones e óleos minerais em sua composição.
O co-wash é um condicionador com ação hidratante, então, a profissional alerta que “o uso incorreto do produto pode deixar o cabelo oleoso”. Nesse caso, é importante seguir as recomendações para não causar o efeito rebote.
Quando um novo produto surge no mercado, o público é um grande medidor de satisfação. Essa é um dos motivos da popularização do co-wash, quem testou, gostou. Confira a seleção de vídeos com dicas, informações e opiniões.
A youtuber Ana Lídia Lopes é uma das adeptas da técnica e conta quais são os benefícios de lavar o cabelo com o produto. Além disso, ela explica quais são os principais tipos de co-wash e suas características. Assista!
Nesse vídeo, a youtuber Larissa Scanavini fala sobre a sua rotina capilar, principalmente no inverno. Além disso, ela alerta sobre alguns cuidados essenciais para não deixar os fios oleosos. Confira!
A youtuber confessa que tinha um certo preconceito ao ouvir falar sobre o co-wash. Mas ela testou a técnica e compartilhou a sua experiência nesse vídeo. Será que ela gostou do resultado? Assista e confira!
Uma técnica simples, cheia de benefícios e o principal: os produtos são acessíveis, mulheres! Chegou a hora de soltar as madeixas e deixar os fios hidratos voar. Para isso, confira algumas opções de condicionadores co-wash no próximo tópico.
Um cabelo saudável vai poupar muito o seu tempo. Além disso, é ótimo para a autoestima. Além do co-wash, há outros produtos que oferecem uma limpeza menos agressiva, entre eles, o shampoo sem sulfato.