Co-wash limpa os cabelos sem precisar de shampoo

Provavelmente, você já ouviu em algum lugar: ‘se não espumar, não limpa’. Esse é só mais um dos mitos envolvendo o universo da beleza. A técnica co-wash oferece limpeza e hidratação dos fios sem precisar de shampoo, principalmente para os cabelos crespos, cacheados e ondulados. A hair stylist e fundadora da Franco Hair, Carolina Franco, falou sobre o assunto e esclareceu as principais dúvidas.

Publicidade

Índice do conteúdo:

O que é o co-wash?

O co-wash é uma abreviação do termo em inglês “conditioner washing”, que significa lavar com condicionador. Segundo a cabeleireira, “a técnica consiste em utilizar somente o condicionador para lavar o cabelo, ou seja, dispensa o shampoo”. Os produtos possuem fórmulas específicas sem substâncias pesadas para preservar a naturalidade dos fios. Vale ressaltar que os condicionadores tradicionais não oferecem os mesmos resultados.

Para que o co-wash serve?

A profissional explica que “dependendo do shampoo utilizado, especialmente aqueles que contêm sulfato, os fios ficam mais ressecados e porosos”. Assim, o co-wash é um grande aliado da saúde capilar.

A técnica preserva a hidratação e não retira a oleosidade natural, por isso, é muito recomendada para cabelos cacheados, ondulados e crespos, que são mais ressecados por natureza. Como minimiza os dados, o co-wash é muito indicado para pessoas que possuem uma rotina diária de higienização dos fios.

Como fazer co-wash

Se o seu cabelo está quebradiço, ressecado e embaraçando com facilidade, vale colocar o co-wash na sua rotina de cuidados. O termo pomposo pode passar a impressão de uma técnica difícil, porém ela é fácil e prática de fazer. Abaixo, Carolina Franco explica o passo a passo:

  • Separe a mesma quantidade de co-wash que você normalmente usa de shampoo.
  • Com o cabelo já molhado, aplique o produto desde a raiz até as pontas.
  • Massageie suavemente e depois enxágue bem.

Como a profissional orientou, o processo de lavagem do cabelo é muito simples. Não adianta utilizar uma quantidade exagerada de produto, pois realmente não vai espumar. Os shampoos comuns espumam porque eles possuem sulfato, substância que agride alguns tipos de fios.

Dúvidas sobre co-wash respondidas pela profissional

A técnica co-wash já foi descrita como uma ‘revolução capilar’. No dia a dia, os fios passam por várias agressões, entre elas, secador, sol e procedimentos químicos, a higienização não precisa ser mais uma delas. Abaixo, Carolina Franco esclareceu dúvidas sobre o assunto. Acompanhe:

Quando usar o co-wash?

Carolina Franco: a técnica é super-recomendada para cabelos com química agressiva, como a descoloração. Normalmente, os procedimentos químicos deixam os fios ressecados, quebradiços e sem vida. Então, como o co-wash preserva a hidratação natural dos fios, é uma técnica muito indicada nesses casos.

Publicidade

Pode usar co-wash em todas as lavagens?

O ideal é testar e, dependendo da reação do seu cabelo nos primeiros usos, você pode incorporar a técnica na sua rotina diária, ou somente uma vez por semana, mas não há uma regra.

Pode usar qualquer condicionador para a técnica?

Nem todo condicionador pode ser usado por conta da sua formulação, portanto é recomendado utilizar os que são específicos para o co-wash. Entretanto, caso não encontre, olhe o rótulo do produto e confira se contém sulfato, petrolato, parafina líquida, silicones, óleos minerais e vaselina na formulação. Se tiver esses componentes, não deve ser utilizado para fazer a técnica.

Para que tipo de cabelo é indicado?

Para cabelos cacheados, crespos, danificados e para os fios que passaram por algum tipo de química recentemente.

Há alguma contraindicação?

A técnica não é recomendada para quem tem o couro cabeludo oleoso, pois o co-wash não conseguirá fazer a limpeza adequada. Além do mais, se você pratica exercícios físicos frequentemente e transpira muito, a técnica precisa ser intercalada com o uso do shampoo.

Como escolher os melhores co-washes?

Sempre dê preferência para os condicionadores co-wash, e passe longe dos que possuem sulfato, parafina líquida, petrolato, vaselina, silicones e óleos minerais em sua composição.

O co-wash é um condicionador com ação hidratante, então, a profissional alerta que “o uso incorreto do produto pode deixar o cabelo oleoso”. Nesse caso, é importante seguir as recomendações para não causar o efeito rebote.

Vídeos sobre co-wash com dicas de uso

Quando um novo produto surge no mercado, o público é um grande medidor de satisfação. Essa é um dos motivos da popularização do co-wash, quem testou, gostou. Confira a seleção de vídeos com dicas, informações e opiniões.

Guia prático para co-wash

A youtuber Ana Lídia Lopes é uma das adeptas da técnica e conta quais são os benefícios de lavar o cabelo com o produto. Além disso, ela explica quais são os principais tipos de co-wash e suas características. Assista!

Co-wash em cabelo ondulado

Nesse vídeo, a youtuber Larissa Scanavini fala sobre a sua rotina capilar, principalmente no inverno. Além disso, ela alerta sobre alguns cuidados essenciais para não deixar os fios oleosos. Confira!

Experiência com co-wash

A youtuber confessa que tinha um certo preconceito ao ouvir falar sobre o co-wash. Mas ela testou a técnica e compartilhou a sua experiência nesse vídeo. Será que ela gostou do resultado? Assista e confira!

Uma técnica simples, cheia de benefícios e o principal: os produtos são acessíveis, mulheres! Chegou a hora de soltar as madeixas e deixar os fios hidratos voar. Para isso, confira algumas opções de condicionadores co-wash no próximo tópico.

Um cabelo saudável vai poupar muito o seu tempo. Além disso, é ótimo para a autoestima. Além do co-wash, há outros produtos que oferecem uma limpeza menos agressiva, entre eles, o shampoo sem sulfato.

Este conteúdo foi útil para você?
SimNão