Por Jonara Cordova
Atualizado em 03.08.22
Renovar o visual é tudo de bom. Quando se trata de cabelo, a franja é uma das mudanças que mais fazem diferença, podendo favorecer muito o seu formato de rosto e estilo. Se você quer saber como cortar franja em casa, é importante fazer uma boa pesquisa antes, conferindo tutoriais e dicas. Para facilitar a sua busca, selecionamos vídeos ensinando diversos tipos de corte. Confira!
Publicidade
Esse corte é simples de fazer, mas você precisa ter bastante atenção e cortar aos poucos, para não tirar mais comprimento do que gostaria. Outra dica importante da Namie Kishimoto é utilizar uma tesoura específica para corte de cabelo. Assim, o resultado ficará muito mais bonito.
Com quem combina: esse tipo de franja é ótimo para quem tem rosto redondo, pois o efeito repicado proporciona uma leveza para quem usa. Assim, o corte faz que o rosto pareça mais alongado.
A franja reta é um pouco mais difícil de acertar do que as outras. Por isso, a dica da Stephanie Suero é cortar com uma boa tesoura e ir acertando o corte ao longo dos primeiros dias, pois a franja muda um pouco depois que você lava. Ela também alerta que, se você nunca cortou antes, é melhor não se arriscar sozinha.
Com quem combina: a franja reta costuma ficar bem em rostos de formato oval, mas nada impede que você a use mesmo que tenha outro tipo de rosto, caso se sinta bem com ela. O importante é lembrar que esse é um corte que exige uma manutenção frequente para permanecer do modo que você deseja.
Esse tipo de franja fica com um caimento lindo, sendo usado na lateral. O efeito degradê é superfácil de fazer e deixa o seu corte estiloso e leve, como o da Beatriz Bielow.
Com quem combina: a franja degradê lateral é ótima para todos os formatos de rosto. Ela é ideal para quem não quer ter que fazer manutenção tão frequente e combina com os cabelos curtos ou mais longos.
Esse corte ensinado pela Jéssica Gomes é bastante fácil. O segredo é cortar de forma desestruturada e com cuidado, para não deixar mais curto do que você deseja.
Publicidade
Com quem combina: essa franja combina muito com quem tem cabelos cacheados, mas também fica ótima em outras estruturas de fios. Ela é ideal para quem busca um visual mais descontraído.
A Raphaela Neves ensinou como se faz uma franja bem curtinha. A dica é, depois de cortar, ir ajeitando o corte nos primeiros dias, conforme você sentir necessidade. Ela também alerta que não é bom fazer chapinha ou escova antes de cortar, porque isso vai deixar os seus fios arrepiados.
Com quem combina: essa franja é pra quem gosta de ousar no estilo! Ela combina com todos os formatos de rosto e exige uma manutenção frequente, pois, como é bem curta, muda muito rápido, conforme vai crescendo.
Essa franja é supercharmosa, porque possui um caimento que emoldura o rosto. Ela não é totalmente curta, sendo fácil de usar de diferentes formas.
Com quem combina: a franja cortininha combina com que gosta de um visual mais retrô, porque ela tem aquele estilo descolado da década de 70. Ela fica bem em todos os formatos de rosto e, normalmente, é usada dividida ao meio.
Brigitte Bardot é uma atriz e ativista francesa muito conhecida pelos seus trabalhos e também por sua beleza única. A franja cortina que ela usava se tornou um dos cortes mais pedidos nos salões de beleza. Nesse vídeo, a Lia Pedroso ensina como fazer essa franja em você mesma.
Com quem combina: esse corte segue o mesmo estilo da franja cortininha. Portanto, é um clássico que está sempre na moda e combina com todos os tipos de rosto.
A franja cacheada está super em alta, criando um visual atual e, ao mesmo tempo, vintage, já que o corte já foi moda na década de 80. As principais dicas para cortar assim são as seguintes: não molhar o cabelo antes do corte, para que você saiba o tamanho real que a franja terá, e cortar bem aos poucos, para ter um controle maior do resultado.
Com quem combina: quem tem os cabelos cacheados e adora se jogar nas tendências tem tudo a ver com esse estilo de franja! Ela fica ótima em diferentes comprimentos de fios, desde que você não se importe em ter bastante volume.
Essa franja é uma das mais fáceis de cortar e é perfeita para quem não tem experiência, mas quer mudar um pouco o visual. Ela também é muito tranquila de ser cuidada e não necessita de manutenção frequente.
Com quem combina: a franja longa combina com todos os tipos de rosto e texturas de cabelo. Ela tem um estilo descontraído e, quando jogada para o lado, proporciona um visual charmoso e atraente.
O cabelo crespo fica lindo com franja, valorizando o volume e emoldurando o rosto. A dica da Luany Cristina é cortar com os fios secos e já finalizados, para que você saiba a altura exata que os seus cabelos vão ter.
Com quem combina: esse tipo de franja fica ótimo em todos os tipos de rosto, especialmente para quem tem a testa grande. É um corte bastante estiloso e ideal para quem quer mudar o visual sem diminuir o comprimento do cabelo.
Já decidiu qual vai ser a sua próxima franjinha? Então, se jogue e arrase! Lembre-se de todas as dicas e, caso ainda esteja em dúvida, procure um profissional para não ter arrependimentos. Confira também as dicas de uma visagista para quem quer aderir à franja!