Por Erika Balbino
As manchas de espinhas podem piorar após espremê-las ou após se expor ao sol sem protetor solar. Além disso, podem permanecer por muito tempo e afetar a autoestima e a vida social. Por isso, saiba como tirar mancha de espinha, quais os métodos indicados pelo dermatologista Dr. Luann Lôbo (CRM: 173837-SP), assim como os procedimentos caseiros não recomendados pelo profissional.
Publicidade
Não sabe como tirar mancha de espinha? O dermatologista citou os principais métodos para clarear a pele e deixá-la mais saudável. Confira!
Conforme o dermatologista, os peelings “consistem na aplicação de substâncias com capacidade renovadora que estimulam a renovação de camadas da pele e, consequentemente, melhoram o aspecto das manchas”. O médico informou que existem diversas categorias e potências de peelings, por exemplo, “substâncias como o ácido retinoico e o ácido glicólico”.
Já o laser é um tratamento alvo-específico, sendo uma boa alternativa para atenuar as manchas causadas por espinhas. “Quando desejamos clarear manchas provocadas por acne, elegemos lasers que atuam diretamente na melanina degradando-a. Geralmente, algumas sessões são necessárias para resultados satisfatórios”. A quantidade de sessões dependerá do tipo de mancha e da avaliação do dermatologista.
O MMP (Microinfusão de Medicamentos na Pele) é uma técnica que facilita a penetração de ativos no rosto para melhorar as manchas causadas por melasma e também por espinhas. “Criamos canais de permeação de ativos clareadores e renovadores na pele por meio de técnicas de multi-agulhamento”. Dessa forma, “ocorre o que chamamos drug-delivery”, ou seja, nesses canais os ativos são penetrados diretamente na pele para tratar as manchas.
O microagulhamento é outra técnica citada pelo dermatologista para tratar manchas no rosto. Segundo o profissional, por meio de pequenas perfurações, os ativos clareadores são aplicados no interior da pele. Assim, as substâncias são absorvidas de forma mais eficiente trazendo melhores resultados. Porém, o Dr. Luann ressaltou que, “tanto o MMP quanto o microagulhamento devem ser realizados em consultório médico e dermatológico especializado”.
Conforme comentou o especialista, existem diversas substâncias que podem ser usadas em uma rotina de skincare para promover o clareamento de manchas provocadas pelas espinhas. “Os alfa-hidroxiácidos (ácidos glicólico, mandélico, lático, etc.), retinoides e antioxidantes são alguns exemplos de substâncias capazes de promover este clareamento, além do filtro solar”. O dermatologista disse que essas “substâncias clareadoras previamente citadas estão disponíveis em diferentes veículos, como cremes, séruns, loções, etc.”
Como visto, tem como tirar mancha de espinha mancha de espinha e conquistar uma pele mais uniforme e saudável. Agora, confira métodos caseiros não indicados pelo médico e que podem piorar o quadro.
Existem diversas receitas milagrosas circulando pela internet prometendo tirar mancha de espinha. No entanto, esses tratamentos caseiros podem causar efeito rebote e prejudicar a pele. Conforme o dermatologista, os principais métodos não indicados que muitas mulheres testam são esfoliantes à base de açúcar e mel, e o uso de limão.
Publicidade
Segundo o Dr. Luann, os esfoliantes à base de açúcar e mel não costumam ser efetivos para clarear manchas na pele e podem piorar o quadro de hipercromia. “A esfoliação atua apenas na camada mais superficial da pele e, se vigorosa especialmente em peles mais sensíveis, pode gerar um trauma capaz de agravar as manchas”.
Já com o limão, o especialista comentou que, apesar da fruta possuir algumas propriedades antioxidantes, o uso rotineiro para tirar mancha de espinha não é recomendado. “Pode levar a queimaduras e, consequentemente, ao surgimento de mais manchas, sobretudo, em peles mais sensíveis e naquelas expostas à radiação UV.”
Como informado pelo médico, há tratamentos caseiros populares para clareamento de manchas classificados como “renovadores”. Porém, além de não serem eficazes, ainda podem prejudicar ainda mais a pele. Dessa forma, sempre use produtos indicados pelo seu dermatologista.
Agora que você já sabe como tirar mancha de espinha, consulte um dermatologista para esse profissional indicar o método mais adequado para o seu caso. Aproveite e saiba mais sobre a pele oleosa e fatores que contribuem para esta condição!