Por Erika Balbino
Em 19.01.23
Entre tantos tratamentos para manter o cabelo bonito, o corte bordado remove as pontas duplas, os fios ressecados e o temido frizz. A hair stylist e fundadora da Franco Hair, Carolina Franco, falou sobre a técnica e esclareceu dúvidas. Acompanhe!
Publicidade
Segundo a cabeleireira, o corte bordado surgiu na Itália e possui esse nome para indicar perfeccionismo. A técnica “consiste em tirar as pontas danificadas do cabelo sem mexer no comprimento dos fios”. Além disso, o corte ajuda a melhorar o aspecto das madeixas ressecadas e com muito frizz.
O corte bordado deve ser feito com o cabelo seco, utilizando uma máquina chamada removedora de pontas duplas ou com tesoura. “Na forma tradicional, o profissional deve apoiar uma mecha entre o dedo indicador e o dedo do meio, cortando as pontas que se destoam do restante”, explica Carolina.
É válido mencionar que o corte bordado não é um tratamento capilar, é um trabalho manual de “bordar” os fios para alcalçar uma textura perfeita e saudável. A técinica possui algumas particularidades, por isso, confira as dúvidas esclarecidas pela cabeleireira Carolina Franco:
Qual é a vantagem do corte bordado?
Carolina Franco: a técnica é vantajosa para quem está com muitas pontas duplas, com o cabelo ressecado e sofrendo com o frizz. Além disso, os benefícios são conquistados com um fator especial: o corte bordado é feito sem mexer muito no comprimento do cabelo.
Para quem o corte bordado é indicado?
Para quem passou recentemente por alguma química, por isso, ficou com os fios mais ressecados, ou está com pontas duplas, pois faz tempo que não corta o cabelo. Mas, principalmente, é indicado para quem não se sente segura em perder o comprimento das madeixas.
Publicidade
Por que não fazer o corte bordado?
Não existem contraindicações, pelo contrário, é uma técnica bem recomendada para quem quer se livrar das pontas duplas.
Qual a desvantagem do corte bordado?
Não há desvantagens, mas é importante tomar cuidado. Procure um profissional que saiba fazer esse tipo de corte e certifique que seja feito com o cabelo seco para não haver erros.
Como manter o corte bordado por mais tempo?
É importante cuidar constantemente do cabelo, fazendo cronograma capilar e aplicando protetor térmico antes de usar fontes de calor, como o secador e a chapinha.
É possível fazer o corte bordado em cabelos cacheados e crespos?
A técnica pode ser feita em qualquer tipo de cabelo, só é recomendado escovar os cabelos cacheados e crespos antes de fazer o corte para o profissional visualizar melhor as pontas ressecadas e duplas.
Assim como outros cortes de cabelo, o bordado necessita de manutenção. Segundo a especialista, pode ser feito de 45 a 90 dias para eliminar as pontas duplas que surgem com o tempo.
O corte bordado é indicado para todos os tipos de cabelo e, principalmente, para quem deseja manter o estilo de corte adotado. Abaixo, confira como os fios ganham vida, brilho e movimento com a técnica:
O ponto alto da técnica é retirar os fios danificados sem a necessidade de realizar um novo corte de cabelo. Assim, você preserva o seu estilo, se livra do frizz e do ressecamento das pontas, além de conquistar um crescimento bem delineado e saudável.
O corte pode ser feito com uma máquina específica ou com a tesoura, entretanto, é preciso dominar a técnica para conquistar um resultado satisfatório. Abaixo, confira uma seleção de vídeos com explicações profissionais e youtubers que mostram o passo a passo caseiro:
Nesse vídeo, a profissional fala sobre a máquina usada para fazer o corte bordado. Além disso, ela mostra algumas peças que oferecem resultados diferenciados para cada caso, e alerta sobre os riscos de fazer a técnica sem conhecimento. Acompanhe o passo a passo do corte!
Como informado pela cabeleireira, é possível fazer essa técnica em cabelos crespos e cacheados. Portanto, assista ao vídeo e veja como a cacheada Tânya Costa faz o procedimento no seu cabelo.
A Ana Lídia é outra cacheada adepta do corte bordado para retirar as pontas duplas. Nesse vídeo, você acompanhará uma visita da youtuber ao salão para fazer a técnica e realizar um tratamento de acidificação. Quer saber como o cabelo dela ficou? É só assistir ao vídeo!
A youtuber Júlia Doorman dá dicas para fazer o corte com a tesoura. Além disso, ela mostra um passo a passo prático e caseiro. Com muito cuidado, você pode testar a técnica. Acompanhe o vídeo e anote as explicações.
Embora pareça fácil realizar o corte bordado sozinha, é importante analisar o cabelo para identificar os fios ressecados. Portanto, se você tiver alguma dúvida, é válido fazer a técnica com um profissional especializado. Agora, se você pensa em mudar o visual e dar mais movimento aos fios, o corte em camadas é uma boa opção.