Óleo de rícino: mitos e verdades sobre o produto que promete maravilhas

Canva

Por
Atualizado em 15.12.22

O óleo de rícino é muito usado para hidratar e umectar os cabelos. Mas também funciona nos cílios, sobrancelhas e pele? A Dra. Márcia Cecílio (CRM/SP 48542), diretora do Instituto do Cabelo, e a Dra. Fernanda Bombonatti (CRM 129713), membro da SBD, esclareceram essas e outras dúvidas sobre o assunto.

Publicidade

Índice do conteúdo:

O que o óleo de rícino

Segundo Bombonatti, o óleo de rícino é “proveniente da mamona, uma planta originária da Índia e da África, cultivada em própolis e subtópicos”. Cecílio complementa, dizendo que esse óleo vegetal possui textura “grossa e viscosa, sendo bem comum aqui no Brasil. Por esse motivo, é fácil encontrá-lo em produtos, sendo muito presente no cronograma capilar”.

Para que serve o óleo de rícino

Cecílio inicia explicando que “o óleo possui propriedades estéticas ótimas para o cabelo”, mas para os cílios, as sobrancelhas e a pele, não há benefícios comprovados. A seguir, veja mais detalhes:

  • Cabelo: segundo a Dra. Márcia, o óleo de rícino “é ótimo para fazer parte do cronograma capilar, pois é utilizado em máscaras capilares por suas propriedades umectantes e hidratantes”. Além disso, “esse componente pode estar presente em formulações de shampoos, condicionadores e leave-in“, completa.
  • Cílios: antigamente as pessoas aplicavam o óleo antes de dormir visando estimular o crescimento dos cílios. Entretanto, ela enfatiza que “não existe resultados e, ainda, pode causar irritação e problemas nos olhos”.
  • Sobrancelhas: assim como não estimula o crescimento dos cílios, “o óleo de rícino não promove o crescimento dos pelos da sobrancelha. Ele só hidrata a região”, esclarece.

Bombonatti ainda complementa, frisando que o uso do produto deve ser externo e indicado somente para o cabelo. “Não há estudos que comprovam que o óleo de rícino ameniza manchas e hidrata a pele”, finaliza.

Dúvidas sobre óleo de rícino respondidas pela profissional

O óleo de rícino é poderoso! Segundo Cecílio, ele possui “ação antioxidante, anti-inflamatória e antimicrobiana, mas possui poderes mágicos”. Por isso, é essencial fazer o uso correto para obter resultados. Confira as principais dúvidas respondidas por Cecílio:

Oi Bonita – É verdade que o óleo de rícino faz o cabelo crescer?

Dra. Márcia Cecílio (M.C): não existe comprovação científica sobre isso. O óleo de rícino só hidrata e umecta os fios.

O óleo de rícino combate a queda capilar?

Assim como não promove o crescimento do cabelo, o óleo também não interrompe a queda capilar. Inclusive, a queda de cabelo é um problema multifatorial, ou seja, pode ocorrer por vários fatores.

Publicidade

Como utilizar o óleo de rícino no cabelo?

Deve ser utilizado em quantidade e frequência moderada. Em cabelos crespos e cacheados ressecados é possível utilizar de uma a duas vezes por semana. Já em cabelos lisos, não é recomendado exagerar para não deixar os fios oleosos. A dica é aplicar ao longo dos fios, deixa agir por 30 minutos e lavar o cabelo depois, pois o óleo é muito viscoso.

Pode aplicar no couro cabeludo?

O óleo de rícino possui propriedades anti-inflamatórias indiscutíveis, mas você só aumenta a oleosidade se aplicando diretamente no couro cabeludo. Além disso, pode obstruir a saída das glândulas de sebo e tapar os folículos de pelo, piorando a dermatite seborreica.

Pode dormir com o óleo de rícino no cabelo?

Não é indicado dormir com óleo de rícino e nem máscaras capilares com esse ativo, pois a viscosidade do óleo é muito grande. Dessa forma, pode aumentar a oleosidade do couro cabeludo e, consequentemente, piorar a dermatite seborreica e outros tipos de dermatites.

Pode tomar óleo de rícino?

O óleo de rícino é um laxante natural, portanto, pode causar diarreia se for ingerido. Portanto, você não melhora a pele ou o cabelo utilizando o produto dessa forma.

Por fim, Cecílio garante que o óleo de rícino aplicado da forma correta é capaz de “selar a cutícula capilar, deixando o cabelo alinhado, bonito e brilhoso”. Agora que você já tirou dúvidas, veja sugestões de produtos para aproveitar os benefícios pontuados pelas especialistas.

Os melhores óleo de rícino para testar

Antes de testar qualquer produto, é válido pesquisar sobre ele para saber a opinião de pessoas que já testaram. Então, confira as cinco melhores marcas de óleo de rícino, conforme avaliação de blogueiras:

1. Óleo de rícino Puro Farmax – $

óleo de rícino 12

Oi Bonita

O primeiro produto da lista é acessível e está entre os mais bem avaliados do mercado. O óleo da Farmax é vegano, produzido a partir de um único ativo de origem natural. Além disso, todos os produtos da marca não são testados em animais. Então, se você é engajada com essas questões, esse produto é interessante para você.

“O que estou gostando muito no óleo de rícino é que ele hidrata muito o fio. Então, eu passo do comprimento até as pontas e sinto o meu cabelo muito hidratado. Vale muito a pena, estou gostando bastante do resultado!” – Daiane Neves

2. Óleo de rícino Novex- $$

óleo de rícino 13

Oi Bonita

Esse óleo de rícino é indicado para todos os tipos de cabelo que estão ressecados, com frizz e pontas duplas. O produto age na fibra capilar, nutrindo e hidratando os fios intensamente. O resultado são cabelos bonitos, sedosos e saudáveis.

“Meu cabelo ficou sem frizz, muito alinhado, brilhoso e macio. Então, sim, eu aprovei esse óleo de rícino da Embelleze. Para mim, ele foi mil vezes melhor do que aquele outro óleo e só usarei ele agora.” – Michaele Ferreira

3. Óleo de rícino Mágico DaBelle – $$

óleo de rícino 14

Dicas de Mulher

O óleo DaBelle possui filtro UV e proteção térmica em sua composição. Então, além de tratar e revitalizar os fios, a marca também ponderou protegê-los das agressões externas e ferramentas de calor. A aplicação também é simples, basta colocar de 2 a 4 gotas na palma das mãos e espalhar do comprimento até as pontas.

“Ele não deixa o cabelo pesado e oleoso, muito pelo contrário, deixa leve, macio, sedoso e não pesa. É um produto que, com certeza, eu compraria novamente, eu gostei muito, principalmente pelo fato dele deslizar no cabelo.” – Elisa Miranda

4. Óleo de rícino Salon Line Tô de Cacho – $$$

óleo de rícino 15

Oi Bonita

O óleo da Salon Line foi desenvolvido especialmente para as cacheadas e crespas. O produto é formulado sem parabenos e sulfatos, componentes que podem danificar os fios e causar alergias. A marca promete cabelos sem frizz, com volume reduzido e sem ressecamento.

“Geralmente, eu uso nas pontas do meu cabelo, mas uma quantidade pequena para dar brilho. Então, estou gostando bastante desse produtinho. Só não gosto muito do cheiro, acho forte, mas depois que você esse cheiro sai.” – Esteffany Marques

5. Óleo de Rícino Inoar Botanic – $$$

óleo de rícino 16

Oi Bonita

Esse produto proporciona nutrição e força aos fios, garantindo controle de frizz e maciez. Ideal para cabelos com dificuldade de crescimento, o óleo é indicado para diversos tipos de fios, proporcionando crescimento saudável.

“O cabelo está leve, soltinho e gostoso. Os produtos são de uma marca que gosto muito e estou apaixonada por essa linha da Inoar. O cabelo cacheado gosta de ativos naturais e essa é a proposta da linha.” – Canal da Lu

O interessante dessa seleção de produtos, é que além de serem marcas populares, ainda possuem ótimo custo-benefício. Mas, não se esqueça de seguir as recomendações das especialistas para obter bons resultados!

Mais informações sobre óleo de rícino

A seguir, confira vídeos com mais informações sobre esse óleo vegetal. Aproveite e aprenda a aplicar o produto da forma correta:

Benefícios do óleo de rícino

Nesse vídeo, a profissional explica sobre os benefícios do óleo de rícino comprovados cientificamente para o cabelo. Além disso, ela alerta sobre os riscos de usá-lo incorretamente e orienta como deve ser feito.

Nutrição capilar com óleo de rícino

Os cabelos cacheados tendem a ser mais ressecados, pois a curvatura dos fios dificulta que o óleo natural do couro cabeludo chegue no comprimento. Então, é essencial hidratar o cabelo para deixá-lo saudável e com ondas definidas. Veja como fazer esse processo em casa, além de conferir dicas para retirar o produto.

Cronograma capilar com óleo de rícino

Esse óleo vegetal pode ser usado na etapa de nutrição do cronograma capilar para repor nutrientes essenciais para os fios. Então, a cabeleireira Mari Vasconi ensina como fazer uma receitinha barata e aplicar no cabelo. Assista!

Assim como outros óleos vegetais, o óleo de rícino é utilizado na estética e aromaterapia. Portanto, aproveite e conheça o óleo de argan, que auxilia no bem-estar e ainda deixa os fios maravilhosos.

Este conteúdo foi útil para você?
SimNão