Por Erika Balbino
Atualizado em 19.09.23
Os cabelos ondulados, cacheados e crespos pedem cuidados especiais, por isso, é importante entender o seu tipo de cacho. Acompanhe a matéria para aprender a identificar a curvatura do seu cabelo, bem como conhecer as características e necessidades específicas de cada fio.
Publicidade
Os cabelos cacheados, ondulados e crespos são separados por curvaturas que correspondem aos números: 2 para ondulados, 3 para cacheados e 4 para crespos. Cada numeração possui as letras A,B e C, representando as especificações e características de cada tipo de cacho. A seguir, veja mais detalhes:
Existe, ainda, a curvatura 5, que se caracteriza pelo fio crespíssimo. Esse tipo de cacho não apresenta definição e, normalmente, não consta na maioria das tabelas de classificação de cachos.
O cabelo ondulado é classificado pela curvatura 2 e, geralmente, é mais liso na raiz com ondas abertas até as pontas, ou seja, pode formar cachos discretos. Além disso, os fios ondulados tendem a ser mais finos e propensos a ter frizz. Abaixo, confira as características de cada tipo:
Os cabelos ondulados tipo 2A ficam no meio-termo entre os fios lisos e cacheados, pois apresentam ondas mais discretas e quase imperceptíveis a partir do meio da cabeça até o restante do comprimento. Além disso, como os fios são mais finos, eles ressecam nas pontas e apresentam oleosidade na raiz.
O tipo 2B, apesar de não formar cachos, possui ondas um pouco mais acentuadas e volumosas que o 2A. A raiz também é lisa e é preciso cuidar do frizz. O ideal é apostar em uma boa finalização e manter um cronograma capilar.
Publicidade
Diferentemente do 2A e 2B, os cabelos ondulados tipo 2C possuem espirais mais volumosas e definidas, chegando a formar cachos discretos. Assim como nas demais categorias, os fios podem apresentar frizz. Para dar mais movimento e leveza às madeixas, o ideal é fugir dos cortes com a base reta e apostar em cortes em camadas e repicados.
Os cuidados com os cabelos ondulados 2ABC vão ajudá-la a mantê-los bonitos. Nesse caso, invista em shampoos sem sulfato, pois eles removem a oleosidade da raiz sem ressecar as pontas. Além disso, se quiser evitar o frizz, mantenha os fios sempre nutridos e hidratados.
Assim como o ondulado, os cabelos cacheados são classificados em A, B e C de acordo com suas características, volume e definição. Esse tipo de curvatura é conhecida por apresentar frizz e ressecamento natural dos fios. Confira as especificações de cada categoria:
Os cabelos cacheados tipo 3A apresentam cachos soltos e pesados. Geralmente, a raiz é mais lisa ou ondulada. Esse tipo de cabelo possui cachos mais abertos e acentuados. Entretanto, para mantê-los definidos, é preciso investir em uma finalização.
A curvatura 3B apresenta um cacho menor, mais definido e fechado que o 3A. Os fios costumam ser mais grossos e volumosos, além disso, os cachos se formam próximos à raiz. Não é necessário estimular muito para conquistar definição.
Esse tipo de curvatura é caracterizada pelo fator encolhimento, pois os cachos são pequenos, grossos e próximos dos crespos. Outra característica marcante é que esse tipo de fio apresenta maior opacidade e ressecamento, já que o óleo natural do couro cabeludo não consegue chegar até as pontas devido às ondas mais formadas.
Para combater o ressecamento frequente nos cabelos tipo 3ABC, é importante usar produtos compostos por ativos nutritivos e óleos vegetais para repor a oleosidade dos fios. Além disso, aposte em uma hidratação para cabelos cacheados.
Em geral, os cabelos crespos possuem cachos menores e bem apertados. Normalmente, os fios são mais finos, ressecados e sem brilho, pois não retêm hidratação com facilidade. Veja as características de acordo com as categorias A, B e C:
Esse tipo de fio apresenta cachos bem fechados e definidos parecidos com uma mola. Por possuir cutículas finas, o cabelo 4A é mais vulnerável aos danos externos, como o calor e a umidade. Por essa razão, são mais suscetíveis ao ressecamento e à porosidade.
No cabelo 4B, os cachos são de difícil definição e possuem um formato frisado que se entrelaça com muita facilidade. Além disso, os fios encolhem aproximadamente 75% quando estão secos, bem como costumam ser volumosos, opacos e mais ressecados.
Esse tipo de cabelo é totalmente sem definição e, geralmente, cresce para cima, permitindo apostar no famoso black power. Assim como os tipos 4AB, os fios costumam ser porosos e o fator encolhimento é ainda mais presente. Para estilizá-lo, é recomendado utilizar um pente garfo com dentes largos. Essa ferramenta ajuda a modelar as madeixas e obter o volume desejado.
A umectação noturna é um dos tratamentos mais indicados para os tipos 4ABC, pois nutre os fios profundamente e repõe nutrientes e óleos que ajudam a controlar o frizz e a porosidade. Outra dica, é usar um ativador de cachos.
Conhecer o seu cabelo é fundamental para investir em bons produtos e cuidados corretos. Então, assista aos vídeos abaixo com mais informações sobre a tabela de classificação de cachos, além de dicas de hidração e finalização:
Os tipos de cabelo são classificados conforme a curvatura e outros fatores, como porosidade, densidade e espessura do fio. Nesse vídeo, a youtuber Sarah Oliveira fala mais sobre o assunto e esclarece dúvidas que te ajudarão a identificar o seu tipo de cabelo. Assista!
Dependendo da textura dos fios, o cabelo ondulado é mais difícil de definir. Entretanto, as dicas da youtuber Larissa Scanavini vão te ajudar a conseguir ondas acentuadas e raiz soltinha. Assista!
Uma finalização simples e rápida proporciona uma ótima definição dos cachos e um bom day after. Quer aprender a fazer? A youtuber Ana Lídia mostra o passo a passo e dá dicas para deixar os fios bonitos e brilhosos no dia seguinte!
Como informado, o cabelo crespo costuma ser ressecado e poroso, por isso, os cuidados devem ser redobrados. Nesse vídeo, você aprenderá a fazer uma poderosa hidratação com máscara capilar e soro fisiológico. Então, aperte o play e mãos à obra!
Com esse guia sobre os tipos de cachos e dicas de cuidados, fica mais fácil seguir uma rotina capilar. O leave-in, por exemplo, é um produto com múltiplas funções e ajuda a proteger os fios, bem como controlar o frizz.