Por Mariana Jati
Atualizado em 25.07.23
A trança mandraka é feita na raiz do cabelo e se tornou uma febre nas redes sociais, por proporcionar um visual cheio de personalidade. Prática, ela combina o trançado da trança Nagô com fitas, linhas e acessórios para um estilo único. Ao longo da matéria você aprende o significado de mandraka e as origens desse penteado!
Publicidade
Popularizada pelo TikTok, a trança mandraka é a estilização da trança Nagô, que carrega um significado secular, superando as tendências da internet, como afirma a trancista Ananda Oliveira. As tranças, parte essencial da história da população negra, eram utilizadas pelas comunidades como forma de representar a família, o estado civil, adornadas em cerimônias religiosas, e poderiam cumprir o papel de mapas de fuga durante a escravidão.
“As mães africanas, inclusive, trançavam os cabelos das filhas escondendo o arroz que levariam como alimento para depois da fuga”, a trancista acrescenta. Antes de “entrar de cabeça” nessa estética, e à luz das discussões sobre apropriação cultural, vale a reflexão sobre valorização ou esvaziamento de significados identitários e afirmativos para pessoas negras.
“Mandrake” é uma gíria que vem da periferia da cidade de São Paulo, usada para falar que alguém é estiloso ou descolado. “Mandraka”, por sua vez, é usado para denominar as meninas e mulheres que usam o estilo típico da periferia paulistana.
O termo se espalhou por todo o país graças às redes sociais, e é comum encontrar meninas com correntes grossas no pescoço, tênis estilosos, roupas de grife, e para completar o visual, claro, uma trança mandraka. O preço cobrado pela trancista pode variar muito conforme a experiência da profissional, estilo e materiais utilizados, mas de acordo com Ananda, para a produção da trança, você poderá desembolsar um valor entre 25 e 100 reais.
A trança mandraka fica belíssima em cabelos cacheados de todas as curvaturas! Se inspire com os modelos abaixo:
Trançar cabelo não é moleza! É necessário muito treino, paciência e cuidado para tem um resultado legal. Por isso, abaixo você confere tutoriais que vão te ajudar com dicas e passo a passo para que você consiga criar tranças lindas sem precisar sair de casa.
A trança lateral é uma opção súper coringa, já que esbanja estilo no dia-a-dia, mas também fica incrível em uma produção mais elegante. Aprenda a fazer a trança mandraka lateral sozinha, e transforme seu visual agora mesmo.
Para quem já tem mais habilidades com as mãos, e quer ousar com uma trança diferentona, essa é uma boa pedida. A trança cruzada tem um visual lindíssimo, e ficará ainda melhor com acessórios como elásticos, correntes, fios acetinados ou linhas coloridas.
Os fios coloridos são parte importante do estilo mandraka nas tranças, sendo assim, aprenda a trançar o cabelo e deixa-lo ainda melhor com um toque de cor. O resultado é maravilhoso e vai fazer sucesso por onde você passar!
A trança mandraka, apesar do nome, é recheada de história afro e deve ser lembrada como tal! Se você se apaixonou por esse estilo, confira mais sobre penteados afros.